terça-feira, 12 de junho de 2012

Estatização do crédito

Ontem foi anunciado (AQUI) que o Banco do Brasil vai emprestar dinheiro ao governo do estado do Rio de Janeiro. Será que estamos voltando a década de 1980 quando os bancos estaduais financiavam seus estados para "gerar desenvolvimento"? Na época, empréstimos enormes eram concedidos e como os governos sempre gastavam mais do que arrecadavam, eles nunca honravam seus compromissos. Em função disto, o banco central com frequência era obrigado a socorrer (leia-se imprimir dinheiro) os bancos, e este fato gerava uma inflação enorme. Não por acaso, um dos pilares do plano real era justamente a privatização da maioria dos bancos estaduais.

A reportagem do jornal O Globo também cita que o crédito foi concedido em tempo recorde, levando um tempo menor do que operações corriqueiras do banco. Mais um indício do cunho mais político do que técnico do empréstimo.

Não há nada de inédito em um banco público emprestar para um estado, resta saber se algo realmente inédito vai acontecer, um estado quitar suas dívidas. Caso isto não ocorra, novos aportes serão necessários ao Banco do Brasil e mais um passo será dado para o aumento da inflação em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário