domingo, 20 de maio de 2012

Austeridade x Crescimento

Nos últimos dias o dilema austeridade x crescimento tem sido muito comentado. A  mídia e muitos governos tentam passar a imagem que estes temas são antagônicos. Será?


Aqueles que argumentam que é preciso mais crescimento e menos austeridade, estão dizendo que os governos precisam gastar mais e poupar menos, pois é justamente o gasto do governo que supostamente faz a economia crescer. De novo pergunto, será? De onde vem o dinheiro que o estado gasta? O que o governo produz? Estas perguntas são importantes para entender um pouco esta falácia de que são os gastos do governo que fazem um país crescer.

O governo não produz nada, logo não tem como ganhar dinheiro como uma empresa. Então de onde vem o dinheiro do governo? Vem de três fontes: impostos, endividamento e impressão de dinheiro. É preciso que se entenda que estas são as únicas fontes de renda dos estados.

Agora veja que interessante. Aqueles que defendem o "crescimento" querem que os governos gastem mais. Como um governo vai gastar mais se ele não produz nada? Para isto ele vai precisar aumentar impostos, se endividar ou imprimir dinheiro. Todas estas três formas implicam em tirar dinheiro da população para se gastar em algo. Veja que interessante, para um país crescer o estado tem que tirar dinheiro de você para que ele possa gastar. Não seria mais sensato que você gastasse o seu dinheiro naquilo que deseja? Por que o governo ao tirar seu dinheiro para gastar em algo faz o país crescer, e você usar o seu dinheiro diretamente não faz? Por que é necessário que o governo gaste por você? É estranho, não?

Austeridade significa que um estado gasta menos e com isso sobra mais capital para toda população. Você acha isto ruim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário