terça-feira, 1 de maio de 2012

Juros

Ontem nossa presidente fez um discurso na TV reclamando dos juros no Brasil. Mas por que os juros são tão altos no nosso país?

Ao contrário da imagem que o governo quer nos passar, o maior culpado das enormes taxas de juros é o próprio governo. São três os principais motivos:

1) Ele gasta muito mais que arrecada;
2) Ele faz subsídios a juros baixos para alguns via BNDES;
3) Ele cobra uma alta carga de impostos sobre o crédito.




Vou explicar um pouco melhor o efeito de cada item.

1)

Nosso governo atualmente gasta cerca de 13% a mais do que arrecada. Isto é, a despesa com juros, encargos e amortizações do nosso governo é cerca de 13% a mais do que ele arrecada. No entanto, a situação é um pouco mais dramática do que isso. Além destes gastos, existe também o gasto com o refinanciamento de sua dívida. Como é possível perceber, se um estado todo ano gasta mais do que arrecada ele precisa pegar mais dinheiro emprestado e refinanciar aquela dívida que ele não consegue pagar. Se somarmos o custo de refinanciamento da dívida, o nosso governo teria um déficit de cerca de 54% do que arrecada.


Se alguém que gasta sistematicamente 13% a mais do que arrecada e sistematicamente tem que refinanciar esta dívida que aumenta todo ano, pedisse dinheiro emprestado a você, qual seria o risco desta pessoa não te pagar? O risco provavelmente seria grande. Justamente por este elevado risco os juros cobrados para financiar a dívida do nosso governo são altos.


Se o banco central continuar a baixar a taxa básica de juros nosso governo vai começar a ter problemas para conseguir pegar mais dinheiro emprestado. Os investidores vão preferir investimentos menos arriscados que pagam o mesmo retorno. Neste caso restará somente uma saída para o governo quitar suas dívidas: imprimir (ou fabricar) dinheiro através do banco central. Isto consequentemente iria aumentar a inflação e inevitavelmente a própria taxa de juros no futuro.


Mas alguém poderia perguntar: mas por que o gasto do governo afeta os juros que o banco empresta a uma pessoa jurídica ou física? São dois os principais motivos: primeiro, o governo garante através do banco central (que possui a máquina de fabricar dinheiro) que irá recomprar os títulos de sua dívida no qual ele paga hoje a selic de 9% a.a. Entre emprestar ao governo a uma taxa de 9% ou a uma empresa ou pessoa física quem você emprestaria? Quem tem menos chance de dar um calote? Acontece que hoje a dívida do governo consome cerca de 30% de tudo que é produzido no país (PIB). Isto nos leva ao segundo motivo dos juros serem tão altos para a população. O fato de o governo consumir uma fatia enorme do PIB faz com que sobre pouco dinheiro para emprestar as demais pessoas. Esta falta de dinheiro, ou falta de poupança interna, faz com que os juros sejam muito altos. 

Só existe um meio de nossos juros ficarem mais baixos, o nosso governo precisa gastar menos, precisa ter um orçamento sem déficit nominal ou com superávit nominal.


Para quem se interessou, recomendo fortemente as referências abaixo:

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1094

http://www2.riobravo.com.br/gustavofranco/Juros-CLP_Casa_do_Saber-GFranco_final.pdf


Amanhã continuo com o tópico 2, sobre o BNDES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário