segunda-feira, 21 de maio de 2012

O preço dos impostos

Hoje o jornal O Globo (AQUI) noticiou que o brasileiro trabalha em média 5 meses só para pagar impostos. Não é por acaso que a economia informal representa cerca de 18% do PIB no Brasil (AQUI).

Trabalhar 5 meses para pagar os impostos é o preço que pagamos para que o governo faça aportes bilionários nos bancos públicos, crie programas de "aceleração do crescimento", tenha gastos bilionários com pessoal e programas assistencialistas, e etc.

Sempre que o governo aparecer na televisão para falar do PAC (AQUI) lembre-se dos meses que você trabalhou para sustentá-lo. Sempre que empresários receberem dinheiro do BNDES (AQUI), lembre-se que foi você que doou o seu dinheiro, fruto do seu esforço para o empresário. Não esqueça também que é com o seu suor que o governo vai gastar cerca de R$ 220 bilhões com despesas de pessoal (AQUI).

Você sabia que do preço que pagamos em uma garrafa de água mineral, 43,91% é de imposto (AQUI)?

Será que não seria melhor que o governo gastasse menos e com isso sobrasse mais para você usar o seu dinheiro da forma que acha melhor? Será que austeridade é tão ruim, ou apenas alguns poucos amigos do governo é que sairiam perdendo com ela?

2 comentários:

  1. Bom, austeridade não significa baixar impostos... Significa apenas receber mais do que se ganha. Nesse caso, o ponto é que os governos têm que num primeiro momento gastar menos, para depois sim reduzir a carga tributária. O ponto é: Mesmo com austeridade a própria alemanhã possui deficit (sim, ele é pequeno mas existe...) e não dá para reduzir os impostos em tempos de crise.
    Sou contra os impostos excessivos (como o da água), mas infelizmente não temos como não viver com os malditos impostos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que não podemos baixar impostos em tempos de crise? Por que o governo gasta melhor do que você? Sem dúvida que para baixar os impostos ele precisa gastar menos, mas qual é o problema dele fazer isto em qualquer momento, seja de crise ou de bonança?

      Abraços.

      Excluir