segunda-feira, 7 de maio de 2012

Inflação - Parte 1

Existe um pouco de confusão sobre o que é e o que causa inflação. Neste tópico vou fazer uma abordagem sobre este assunto.

Por que um litro de gasolina custa mais que um litro de água? Por que um quilo de ouro custa muito mais que um quilo de arroz? A resposta para estas perguntas está no fato de que a oferta de água é maior do que a de gasolina e a oferta de arroz ser muito maior do que a de ouro. Se por ventura um dia a oferta de ouro for tão grande quanto de arroz certamente o valor dos dois será muito mais próximo do que é hoje.

De forma muito similar funciona o valor de uma moeda. Ao contrário do que é dito por muitas pessoas, a inflação não é causada por uma economia aquecida ou pela alta dos preços. Os preços sobem por consequência da inflação, não por causa. Ou seja, a inflação é causada por um aumento na oferta de papel moeda. Atualmente o governo pode fabricar (imprimir) dinheiro sem nenhum lastro, ou seja, a quantidade de moeda em circulação no país não está atrelado a nada, está limitado apenas a vontade do governo. A figura abaixo mostra a base monetária restrita no Brasil desde 1995.

 
A figura mostra que nos últimos 17 anos nossa base monetária restrita aumentou cerca de 10 vezes, ou seja, nosso governo emitiu bastante dinheiro neste período. É possível perceber também que nós tivemos um crescimento mais acentuado a partir do final do primeiro mandato do ex presidente Lula.

É preciso que fique claro que, se o governo parar de emitir moeda não haverá inflação. O único responsável pela inflação é o governo. O aumento dos preços só ocorre devido a perda de valor do dinheiro, e sua perda de valor ocorre em virtude do aumento de sua oferta por parte dos governantes.









Nenhum comentário:

Postar um comentário