sábado, 12 de maio de 2012

Mais aporte para Caixa

Segundo noticiou a folha (AQUI) a Caixa Econômica Federal precisa urgente de mais aporte do tesouro nacional.

Como já foi mostrado nas postagens sobre juros (AQUI, AQUI, AQUI), o que torna o crédito mais barato é uma grande oferta de dinheiro na economia, ou seja, quando se tem muita poupança os juros caem naturalmente, ao mesmo tempo, na falta de poupança, ou falta de oferta de dinheiro, eles sobem.

O governo ao tentar aumentar o crédito a juros baixos na Caixa agora vai precisar fazer um aporte de capital na empresa. O que isto significa?

Significa que o tesouro vai ter que emitir títulos da dívida para poder arcar com o aporte ou aumentar os impostos, uma vez que o governo nada produz, estas são as únicas formas de se conseguir dinheiro. Quando o tesouro emite títulos ou o estado aumenta a carga tributária, três coisas podem ocorrer: 1) a população vai emprestar dinheiro ao governo; ou 2)  sobrará menos dinheiro para população devido ao aumento de impostos; ou 3) o banco central vai recomprar estes títulos dos bancos, o que significa imprimir dinheiro, que implica em maior inflação.

Não é possível fugir destas hipóteses. Mas em que elas implicam? Implicam em maiores juros seja por tirar dinheiro da economia via impostos, ou pelo aumento do endividamento público, ou pelo crescimento da inflação.

Será que fazer aportes bilionários na Caixa ou no BNDES realmente ajudam o país no longo prazo ou o efeito é limitado no curto prazo com consequências ruins no futuro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário