domingo, 6 de maio de 2012

Fim do Euro?

Os jornais anunciaram hoje a vitória de Hollande na França. Já em seu primeiro discurso ele criticou a austeridade e disse que é sua missão "dar uma dimensão de crescimento à Europa".

Não sabemos ainda se esse discurso é apenas uma demagogia ou se ele realmente pretende lutar contra a austeridade. O fato concreto é que, a única forma que a França tem hoje de fugir da austeridade é sair do Euro. Isto porque, o país coberto de dívidas e sem ter como pagá-las não pode simplesmente imprimir dinheiro para quitá-las, uma vez que apenas o banco central europeu pode fazer isto.

Se a França quiser fugir da austeridade terá duas opções: sair da zona do Euro e imprimir muitos Francos ou convencer os países que utilizam a moeda que o BCE deve imprimir mais dinheiro (inflacionar) para que os estados possam pagar suas dívidas. Se Hollande for feliz na segunda opção, alguns países como a Alemanha, contrários a tal medida, certamente abandonariam a moeda única. O abandono do Euro por parte da Alemanha ou da França, as maiores economias da região, significaria o fim da moeda.

Abandonar a austeridade significa sair do Euro. Será que a França vai mesmo por este caminho? Somente o futuro nos dirá.

Um comentário:

  1. Acho que uma coisa é discurso (para ganhar eleição) e outra é prática. Eu não sei se um país endividado poderia propor aumento de gasto para melhorar a sua economia. Isso têm sentido num país cuja moeda é o dólar, mas numa Europa com Gregos, Troianos, Espanhos, Italianos etc, isso não é garantia de bom resultado.
    De fato, vamos ver se Hollande têm solução mágica ou se terá de acompanhar a Merkel

    ResponderExcluir