quinta-feira, 3 de maio de 2012

Juros 3 - Impostos

Hoje vou falar sobre o último item que citei no artigo sobre o motivo dos juros serem altos no Brasil. O tema é imposto.

É sabidamente conhecido que nosso país possui uma alta carga tributária. Atualmente o brasileiro trabalhada até meados de maio somente para pagar impostos diversos. No caso do crédito não é diferente. Os impostos que incidem sobre os empréstimos são elevados e obviamente isto faz com que o juros sejam ainda maiores.

Segundo o banco central (página 17 - Seção Decomposição do spread bancário),  cerca de 22% do spread bancário ( Spread bancário, em termos simplificados, é a diferença entre a remuneração que o banco paga ao aplicador para captar um recurso e o quanto esse banco cobra para emprestar o mesmo dinheiro) é composto de impostos sobre o crédito. Mas a notícia ruim é que em 2004 os impostos representavam cerca de 15%, ou seja, nos últimos anos o peso dos impostos sobre os empréstimos aumentou.

Ainda segundo o banco central, os bancos públicos e privados tem uma margem de 30% de lucro sobre as operações de crédito. No entanto, a baixa competitividade do setor que é concentrado em cerca de 10 grandes bancos dificulta uma redução de seus lucros. Vale ressaltar que é o próprio BACEN que não permite que novos bancos entrem no mercado brasileiro.

Se o governo brasileiro realmente gostaria que os bancos baixassem os juros, além de gastar menos, emprestar menos via BNDES, ele deveria abaixar os altos impostos cobrados. Isto, sem dúvida nenhuma, faria com que conseguíssemos taxas mais próximas que os alemães conseguem. Além disso, o BACEN poderia deixar que novos bancos privados entrassem no mercado brasileiro estimulando de maneira saudável a competição entre os bancos.

Para quem se interessou vale a leitura da referência abaixo:
http://www.cristianomcosta.com/2012/02/as-causas-dos-juros-altos-no-brasil.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário