terça-feira, 29 de maio de 2012

Endividamento

Nosso ministro da fazenda realmente não preza muito sobre credibilidade. Depois da insistência de que nosso PIB vai crescer 5%, agora ele deturba dados sobre o endividamento no Brasil.

Em sua entrevista a Folha de São Paulo (AQUI) o ministro afirma que é "quase uma piada, dizer que o nosso modelo está esgotado". Depois dizer que o comprometimento da renda familiar no Brasil é em torno de 20% a 22%, ele afirma que "na maioria dos países é acima de 80%". Só que nosso ministro cometeu um erro no mínimo primário, pois comparou comprometimento MENSAL da família brasileira com o percentual do endividamento em relação ao PIB de outros países. Nos Estados Unidos por exemplo, a dívida das famílias gira em torno de 90% do PIB americano, mas como o perfil da dívida é muito diferente do nosso (mais longo e com juros menores) o percentual de comprometimento mensal com dívidas em relação ao salário é em torno de 10% (AQUI). Ou seja, no Brasil as famílias tem o dobro dos seus rendimentos mensais empenhados ao pagamentos de suas dívidas em relação aos EUA.

Dados do aumento sistemático da inadimplência (AQUI) corroboram com a ideia de que o modelo do governo de estimular o crédito a qualquer custo está sim perto do esgotamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário